Para se tornar um Piloto de Aeronaves a 1ª etapa é a Teoria (Curso Teórico), o aluno terá de estudar por conta própria ou ingressar na nossa turma teórica, a teoria irá preparar o aluno para fazer a banca (prova) da ANAC, que é uma avaliação com o conteúdo das 5 (cinco) matérias básicas da aviação:
Após feito o exame teórico, o aluno poderá partir para a parte prática, o que irá ocorrer após o aluno obter o Certificado Médico Aeronáutico válido e de 2ª Classe (que possui 5 anos de validade), esse exame médico poderá ser feito em Londrina/PR na clínica Aeromédica.
Com o Exame Teórico (Banca) feito, CMA válido e constando na tela de consultas da ANAC, agora vem a parte mais cara da aviação de formação, o Curso Prático e as horas de voos. Completando todas as missões o aluno irá obter a primeira CHT (Certificado de Habilitação Técnica) o “brevê” de Piloto Privado de Avião.
Para ser Piloto Privado
(resumo)
1ª Fase: Teoria (+/- 3 meses de aulas presenciais) aulas de segunda à sexta, período a consultar.
2ª Fase: Prova/Exame Teórico ANAC (mínimo para aprovação – 70% de acertos – Cada matéria terá 20 questões de múltipla escolha, no total serão 100 questões de múltipla escolha, é necessário acertar no mínimo 14 questões para ser aprovado na matéria).
3ª Fase: Certificado Médico 2ª Classe – CMA (feito em Londrina/PR na clínica Aeromédica).
4ª Fase: Prática de Voo, sendo 44,5 horas de voo de instrução e 1,5 horas de cheque (exame prático).
REQUISITOS PARA CURSAR O CURSO TEÓRICO DE PILOTO PRIVADO
Ter cursado o Ensino Médio Completo
Ter 18 anos completos
A 2ª etapa é a Teoria do Piloto Comercial, o aluno terá de estudar obrigatoriamente em turma teórica em um Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), a teoria irá preparar o aluno para fazer novamente o Exame Teórico (banca) da ANAC, desta vez para Piloto Comercial, a prova possui as mesmas 5 (cinco) matérias básicas da aviação com alguns incrementos:
Após feito essa avaliação, o aluno poderá partir para a parte prática, para isso será necessário que o aluno tenha um Certificado Médico Aeronáutico válido de 1ª Classe (1 ano de validade) e já tenha a CHT de Piloto Privado de Avião emitida pela ANAC.
Com o Exame Teórico feito, CMA válido e a CHT de Piloto Privado em mãos, o aluno dará início as aulas práticas.
Para ser Piloto Comercial
(resumo)
1ª Fase: Teoria (+/- 3 meses de aulas presenciais) aulas de segunda à sexta, período a consultar.
2ª Fase: Prova/Exame Teórico ANAC (mínimo para aprovação – 70% de acertos – Cada matéria terá 20 questões de múltipla escolha, no total serão 100 questões de múltipla escolha, é necessário acertar no mínimo 14 questões para ser aprovado na matéria).
3ª Fase: Certificado Médico 1ª Classe – CMA (feito em Londrina/PR na clínica Aeromédica).
4ª Fase: Prática de Voo, sendo 85h30 horas de voo* de instrução visuais, 30h00 horas de Simulador de Voo*, 20h00 horas de voo IFR em aeronave* e 01h30 horas de cheque (exame prático)*.
* O valor total de horas de voo a serem voadas no curso de Piloto Comercial irão variar dependendo da somatória da quantidade de experiência prática acumulada pelo piloto aluno durante o curso de Piloto Privado Avião. Não são computadas horas voadas fora de CIAC e horas voadas em exames práticos, consulte o RBAC de nº 61 de última emenda para conferir os mínimos de horas a serem voadas para obtenção de licenças e habilitações.
A 3ª etapa da formação básica de um piloto que deseja atuar nos mais variados ramos da aviação civil e deseja obter experiência prática voada (horas de voo) para atingir requisitos de empresas de aviação, seja empresas de Serviço Aéreo Especializado (SAE), ou Companhias Aéreas, a alternativa que a maioria dos pilotos optam é cursar o Instrutor de Voo Avião, iniciando obrigatoriamente pela parte Teórica e, após a execução de mais um Exame Teórico da ANAC, a parte Prática.
O Exame Teórico (banca) da ANAC, desta vez para Instrutor de Voo, a prova possui apenas uma matéria:
Após feito essa avaliação, o aluno poderá partir para a parte prática. Com o Exame Teórico feito, CMA válido e a CHT de Piloto Privado em mãos, o aluno dará início as aulas práticas.
Para ser Instrutor de Voo
(resumo)
1ª Fase: Teoria (+/- 1 meses de aulas presenciais) aulas de segunda à sexta, período a consultar.
2ª Fase: Prova/Exame Teórico ANAC (mínimo para aprovação – 70% de acertos – A matéria terá 20 questões de múltipla escolha, é necessário acertar no mínimo 14 questões para ser aprovado na matéria).
3ª Fase: Certificado Médico 1ª Classe – CMA (feito em Londrina/PR na clínica Aeromédica).
4ª Fase: Prática de Voo, sendo 36h00 horas de voo visual (VFR)*, 01h00 horas de voo IFR em aeronave* e 01h30 horas de cheque (exame prático)*, totalizando 38h30 de voo total incluindo o voo de exame de proficiência*.
* O valor total de horas de voo a serem voadas no curso de Instrutor de Voo Avião são exclusivos na homologação do CIAC Volare perante a Agência Nacional de Aviação Civil, portanto, dentro da VOLARE, esses são os mínimos voados.
A 4ª etapa da formação básica de um piloto que deseja atuar em Companhias Aéreas é cursar curso Preparatório para Piloto de Linha Aérea¹ ou estudar por conta própria², e, após, a execução de mais um Exame Teórico da ANAC.
O Exame Teórico (banca) da ANAC, desta vez para Piloto de Linha Aérea, a prova possui duas matérias:
Após feito essa avaliação, o aluno obterá a CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) e posteriormente poderá fazer o voo de Exame Prático pela ANAC ou em rota já atuando como piloto executivo ou de Linha Aérea.
¹ O CIAC Volare não oferece esse curso no momento, o curso pode ser encontrado na modalidade EAD em outros CIACs.
² A ANAC não exige que seja feito o curso em CIAC ou instituição homologada, o exame teórico pode ser feito como autodidata.